A importância da água

Todos nós já ouvimos falar da importância de beber água diariamente, no entanto talvez nem todos saibamos o porquê.

O corpo humano é maioritariamente constituído por água, representando entre 70-75% do organismo. Ela está presente em todos os tecidos, tendo um papel de destaque em numerosas funções orgânicas. As necessidades de água variam de individuo para individuo, dependendo das suas perdas, nomeadamente através da respiração, transpiração, urina e fezes.

agua

A formação de urina é de extrema importância, na medida em que é uma das principais fontes de eliminação de substâncias tóxicas, sendo que é conseguida através da filtração do sangue. Também a transpiração, bastante relacionada por exemplo com a prática de exercício físico, é um mecanismo de perda de água do organismo.

A água é ainda fundamental para a manutenção da temperatura corporal e na regulação do trânsito intestinal ( juntamente com uma dieta rica em fibras).

Devido à elevada percentagem de água que compõe o corpo humano é possível compreender a importância de colmatar as perdas diárias, por forma a se verificar um bom funcionamento do organismo. É do conhecimento geral que a fonte primária para obtenção de água é o simples ato de beber. No entanto, a ingestão de alimentos auxilia-nos também nesta tarefa. Existem alimentos que são excelentes fontes de água, como por exemplo, os hortícolas, o leite, a sopa, o chá, entre outros.

Assim, torna-se bem explícito o motivo pelo qual a água deve ser a bebida de eleição.

Cátia Neto